Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Baiano, que gosta da mulher que ama (um dos últimos sobreviventes), bastante comunicativo, sou formado em Publicidade e Propaganda pela FIB/BA e além disso sou um cara muito romântico, a ponte de escrever poesias...

APROVEITEM

Aqui vocês vão se distrair e saber um pouco das aventuras e desventuras de um simples mortal que sobrevive pela vida levando umas cheias e outras em vão...

Vou procurar deixar meu BLOG muito interessante no que diz respeito, a me acompanhar neste diario de bordo...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PRESSÃO 15 POR 11


Nunca fui ligado à pressão arterial e quando acontecia de tirar não tava nem aí, dava o braço pra mocinha aferir a pressão e tudo bem se o resultado fosse 13 por 9. Já era o sinal que meu coração junto com meu peso ia me deixar hipertenso.

Sendo um bom glutão, foi na época da faculdade que mais abusei dos salgadinhos, das coxinhas, das esfirras e dos enroladinhos, tudo muito bem acompanhado de uma coca-cola geladíssima. Isso tudo durante a semana não ia dá em coisa boa no futuro. Confesso que me sentia cada vez mais gordo, assim como, minha vontade incontrolável de encontrar com a "tia” e comer no mínimo dois salgadinhos no horário do intervalo. Saí satisfeito com esse big lanche!

Minha relação com a comida sempre foi 8 ou 80. Tenho lembranças (até hoje mãe fala) que sempre fui chato pra comer quando criança e detestava tomar sopa. Por conta disso, minha avó quebrou braço e perna me fazendo engolir uma colher de sopa. Minha complementação alimentar vinha do remédio Rarical – vitamina infantil junto com complexo B que D. Lígia fazia questão de me dá todo santo dia com propósito de estimular minha comilança infantil. Depois, já mais velho só sabia de comer feijão com farinha e chouriça no almoço. Até meus 10 pra 12 anos a feijoada era o meu cardápio principal. Fiquei conhecido como “garoto feijão”.

Os anos passaram e de tanto sair pra almoçar fora descobrir outras comidas e também que alguma delas, mesmo não tendo uma boa aparência, não significa que seja ruim, a exemplo: um sarapatel (comida feita de tripas e vísceras de animal) seja tão saboroso. Bem, conheço um monte de gente que troca essa iguaria por qualquer strogonoff. Acho uma grande besteira, pois o nosso paladar tem de ser universal, está aberto a novos sabores para conhecer melhor a culinária, ou melhor, como está em voga a gastronomia de todo mundo e lugares.

Nessa fase, de descobridor das comidas alheias, estava começando a engordar de tanto repetir o prato. Sou daqueles que não deixa comida, come até o último grão e ainda saí da mesa com gosto de quero mais. Lembro-me do meu pai fazendo o mesmo e quando eu deixava comida ele comia numa boa, a lei era limpar o prato! De tanto fazer isso e outras estripulias seu Isaac ficou diabético e teve um final trágico.

A verdade é que passaram os anos e eu por eles, comendo de tudo, até que a “nega” minha atual mulher insistiu pra fazer o checap. Disse a ela que faria o do milênio, do ano 2000. Dito e feito. Fui a um cardiologista que logo de primeira tomou minha pressão, estava em 14 por 10 (um pouco alta) e isso gerou uma série de exames e um grande medo de está no mínimo diabético além do já confirmado o diagnostico de pré-hipertenso. Fui para direto a uma endocrinologista para fazer um controle nutricional, já que a doutora também cuida desse caso, resultado: fiquei restrito a medida dos alimentos, tipo: bife – 200 gramas, ou melhor, só um pedaço do tamanho da palma da mão, brincadeira... Eu só comer isso e sem direito a uma boa farofa da graxa de bom bife acebolado. Sem possibilidades!!!

Recentemente caí na asneira de comentar que estava tonto quando acordei e veio logo ao meu encontro o aparelhinho de pressão e agora o resultado era 15 por 11. Sinal de alerta e com grande ameaça: – você pode ter um infarto a qualquer momento, vamos a Dr. Agnaldo... Sentenciou D. Lígia. Não que de fato eu fosse morrer no próximo minuto, mas sendo quarentão é bom seguir o ditado: “o homem seguro morreu de velho” – ditado completo é claro, não reduzido, “o seguro morreu de velho” como muita gente conhece. Isso aconteceu em dezembro, perto da virada de ano e o médico só tinha agenda no início de janeiro/2012. Negociei que iria sim, mas só depois dos festejos do Ano Novo, em outras palavras, depois da ceia natalina e dos comes e bebes do romper do ano. É mole, comida em primeiro lugar e a pressão que se dane (risos).

Novamente outra bateria de exames e pra minha surpresa os resultados foram bons, na medida do possível – já que continuava a mandar ver... Desta vez, os exames cardiológicos deram normais: coração e artérias sem entupimento, pulsação e fluxo sanguíneo no ritmo, tudo ok! Mas que inferno é esse se o coração tá em perfeita ordem e a pressão nas alturas? Andei perguntando e vendo na internet alguma resposta que explique esse “fenômeno” e nada. Na verdade não existe nenhuma relação que justifique esse desencontro.

Resultado: Hoje estou tomando três medicações associadas, duas pela manhã e uma a noite pra manter a pressão estabilizada. Acredito que esse terceiro remédio deve-se pelo Doppler (aparelho que faz o monitoramento 24h da pressão arterial) que botei e acabou saindo do lugar e até desligando, que provavelmente deu picos de pressão, ao dormir, e, por esses motivos, o médico considerou alternância no resultado final, prescrevendo os três “remedinhos” da pressão.

Apesar de ir ao médico numa condição extremamente perigosa, pois o infarto faz um grande estrago em qualquer pessoa, devo admitir que ele esteja certíssimo quando diz que todo hipertenso deve viver com os remédios, os exercícios físicos e a alimentação saudável – com pouco ou sem sal, a depender de cada caso, fazendo analogia com a santíssima trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Graças a ele mudei de comportamento e atitude: tomo minhas pílulas, ando pela praia – já emagreci 5 quilos, estava com quase 90 – e estou me alimentando sem excesso, ou seja, não repito mais o prato, não belisco besteiras, além de jantar mais cedo. Mudei da água pro vinho. Espero quando voltar ao cardiologista daqui a dois meses esteja totalmente diferente nas medidas do corpo, no peso e na pressão. Assim seja!

12 comentários:

Fábio Guedes disse...

Parabéns pelo texto. Vim parar aqui porque minha esposa precisou fazer um canal e a anestesia disparou a pressão dela para 20/16. O tratamento foi suspenso e já faz três dias que a pressão não abaixa de 15/11 e dor na nuca constante.

Unknown disse...

Minha pressão a um dia atrás e. Ela tava18x11fepois gói abaixando chegou 9x6e hoje ela ta 25x10 já tomei um captopril e ela continua 15x10


Unknown disse...

Escrevi errado a minha pressão hontem deu um pico ela tava 19x11ai tomei um captopril e um clonazepam depois ela foi caindo ...caindo...axei istranho ela foi pra 9x8ai tomei um soro cazero que contem açúcar e sal ? Ai agora ta 15x10 num abaixa por nada dormir mal .ate hoje ela ta 15x10

Unknown disse...

Confesso que nunca liguei muito pra esse assunto.
Mas nesse dia das crianças de 2018, numa festinha da igreja, estavam lá algumas pessoas para aferir a pressão e fazer a leitura de açúcar no sangue.
Minha pressão deu 15x11.
Deu uma certa preocupação.

Unknown disse...

A minha hoje 16x11

Ramon Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A minha hoje está 15/11
Fui arrancar o dente o dentista
Nao quis por esse motivo

Anônimo disse...

A minha hoje está 12×11

Unknown disse...

Eu estou com pressao alta 15 por 11
Ontem ela chegou 17 por 11
Não estou sentindo nada e perigoso preciso ir ao médico

Janaina disse...

Tenho 29, e uma bela manhã tive uma crise de ansiedade, foi horrível.Meu coração parecia explodir, tomei um banho e tudo piorou, fiquei com muito frio e com náuseas e dor de barriga. Fui correndo ao pronto socorro. Chegando lá mediram minha pressão que estava 15 por 11, nunca chegou a essa medida, depois de alguns minutos, todo meu lado direito, principalmente pés e braços estava doloridos e formigando. Fui encaminhada ao psicólogo com ressalva para um cardiologista.

Claudio disse...

Tenho 47_anos hoje cedo minha glicose 339 e PA 16.10 isso e ruim?

ClarisseSantos disse...

Tenho 28 anos, 51 kg, mas estou com a minha pressão no dia a dia esta enter 16 / 15 X 11, a cardiologista colocou um Doppler em mim, para me dá uma posição sobre o que fazer.